O canudo de plástico não é o único vilão

February 14, 2019

 

 

Muito se falou sobre a extinção dos canudos de plásticos em bares e restaurantes pelo Brasil, e que o fim deles seja eterno. Porém não podemos nos contentar somente com esse fato, essa preocupação é só o começo. Isso porque diversos itens de uso diário também podem ser tão maléficos para o meio ambiente quanto os canudos.

 

O problema todo envolvendo o plástico é o fato de que quando descartado incorretamente, ele acaba indo para em oceanos, e com o tempo passam por um processo de quebra mecânica realizada pelos ventos, pela chuva e pelas ondas do mar, que fazem com que os produtos se fragmentem em pequenas partículas plásticas que se caracterizam como microplástico. 

 

80% do lixo marinho, segundo a Comissão Européia, é oriundo do plástico. Este lixo se acumula nos oceanos e praias do mundo inteiro e acaba se tornando um risco para a vida marinha, pois muitas espécies ingerem o material. Parte das especias dos oceanos são consumidas por seres humanos, das quais transferem os micro plásticos deles para nós.

 

Muitos dos materiais que consumimos hoje são feitos ou possuem plásticos em sua composição. Alguns deles são:

 

- Absorvente descartáveis;

- Fraldas descartáveis;

- Copos e talheres descartáveis;

- Garrafas de água;

- Linhas de pesca;

- Escovas de dente;

- Sacolas de supermercado e sacolas e hortifruti;

- Potes de plástico;

- Esponjas de lavar louça;

- Purpurina e paetê;

 

Cada um de nós tem o livre arbitro de escolher o que pode ser melhor para nós e para o mundo. Podemos e devemos refletir sobre nosso consumo e como aquilo impacta no futuro do planeta.

E você, que escolhas ou mudanças de abito tem feito para deixar o mundo um lugar mais limpo e lindo de se viver?

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você já conhece o Modal?

May 8, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes

January 16, 2019